.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Contribuição ao 88º CONEGEO

CONTRIBUIÇÃO DO COLETIVO TERRITÓRIO LIVRE PARA SER LIDA NO 88º CONEGEO
 
Olá camaradas,
 
Escrevemos essa contribuição para poder contribuir com alguns debates que serão feitos no 88º Conselho Nacional de Estudantes de Geografia (CONEGO). Não conseguimos ir ao conselho pela ainda incipiente organização de base aqui na UnB, mas que aos poucos estamos conseguindo avançar, através da propaganda combativa e das experiências políticas dos estudantes de geografia. Através desse avanço que conseguimos participar do último conselho ordinário com quatro estudantes da UnB.
 
Gostaríamos e pedimos que esta pequena contribuição fosse lida e as propostas que aqui fazemos sejam debatidas durante o conselho, para que o máximo de visões possam estar representadas e que os delegados das bases estudantis que estiverem presentes possam decidir da melhor forma possível. Lembrando a todos que estas propostas obvamente não tem por intenção englobar ou encerrar a complexidade dos temas, mas apenas ajudar em alguns aspectos.
 
Propomos:
 
- Contribuições escritas ao próximo ENEG estatutário, ou seja, que CA’s, DA’s, grupos e indivíduos possam escrever contribuições de cerca de cinco páginas, onde abordem temas como a conjuntura nacional do movimento estudantil em geral; do MEGEO em particular; das estruturas atualmente existentes (Encontro, conselho) e proposições sobre esta questão; sobre o estatuto e a carta de princípios e a importância (ou não) destas; etc. Estas contribuições escritas podem ser disponibilizadas em um “Caderno de Contribuições do ENEG” distribuídas a cada estudante no encontro, sendo que, caso exista muitos inscritos e falte verba para tirar cópia, que se tire o máximo possível, dado a importância de valorizar o esforço de cada companheiro em escrever as contribuições. Que aqueles (entidades ou indivíduos) que escreveram as contribuições possam ter no mínimo dez minutos de fala na Plenária Inicial, em uma pauta própria para isso, onde exponham e expliquem de forma mais qualificada suas intenções e o conteúdo de sua proposta.
 
- Tema do ENEG: “Organizar para Lutar! Lutar para Estudar!”. Tendo em vista que estamos organizando um ENEG estatutário, que se propõe a debater a organização de nosso movimento, não podemos cair no pragmatismo/burocratismo que separa o debate de organização de seu conteúdo social e político, ou seja, nos organizamos com um objetivo claro: lutar pela melhoria da educação e da vida do povo. Lutar não é apenas um objetivo político é uma necessidade da vida. Estamos sempre lutando, mesmo que de forma velada, individual ou desorganizada, e mesmo que estejamos perdendo. Para isso construímos encontros e conselhos! Para organizar e vencer em nossa luta! Devemos resgatar esse objetivo, essa finalidade das instancias de nossa entidade nacional.
 
- Cartilha sobre trabalho de base: Nós da UnB, no último CONEGEO ordinário, em Goiânia, ficamos responsáveis para escrever uma cartilha de trabalho de base, que possa estar ajudando os estudantes no dia-a-dia de sua entidade (CA, DA). Fizemos uma reunião aqui na UnB com essa temática, onde tiramos algumas propostas de eixos a serem debatidos na cartilha: 1) Introdução (o que é a CONEEG e as intenções da cartilha); 2) O que é uma entidade de base e sua importância e finalidade; 3) A importância do Trabalho de Base no pleno funcionamento das escalas da organização federalista (local, regional, nacional); 4) Como e por que fazer passagem em sala; 5) Como e por que organizar uma assembléia; 6) Como e por que construir outros meios de comunicação com os estudantes (Blogs, Jornal do CA, etc.). Outros temas podem vir a surgir, inclusive durante o CONEGEO, com vistas a ajudar os estudantes brasileiros, mesmo aqueles com menor experiência, a não partirem do zero e não dependerem de sua “própria” sorte, mas de partirem de um acúmulo.  
 
* * *
 
Nossas disposições estão na construção de um movimento mais organizado, que consiga debater temas de fôlego da geografia e da conjuntura política brasileira, que possamos construir uma confederação que se organize desde as bases, passando pelas federações regionais e chegando a Confederação Nacional (CONEEG) e que através de uma organização democrática possamos contribuir (e não apenas ir a reboque) na construção de um amplo movimento estudantil de geografia classista e combativo. Para isso, nesse primeiro momento, temos que reconquistar a confiança política dos milhares de estudantes de geografia do Brasil, que durante esses últimos anos viu os Encontros apenas como momento de passar as férias, mesmo em suas universidades existindo riquíssimos processos de organização e luta acadêmica e política. Temos que retomar a CONEEG e suas instancias (encontros e conselhos) como ferramentas da luta estudantil, essa é a sua finalidade.
 

Saudações geográficas,
Coletivo Território Livre - UnB.
07/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário