![]() |
Clique para ler em formato PDF |
A cartilha possui como intuito colaborar desde os semestres iniciais dos estudantes de geografia para que estes tomem conhecimento e se familiarizem com as diversas correntes no interior do pensamento geográfico, bem como com os conceitos mais comuns.
Ruy Moreira percorre a evolução desde quem ele considera ser o fundador da geografia, Estrabão (64 a.C.-24 d.C.), até a Geografia Crítica, com Yves Lacoste e Miltom Santos, na década de 60 do século passado. Sem, no entanto, deixar de observar que nenhuma ciência está isenta de ideologia - a tão famigerada "neutralidade" -, o autor nos apresenta uma visão geográfica instigante, que se inicia a partir do próprio observar/viver o espaço cotidiano (portanto, subjetiva), levando-nos didaticamente a perceber a evolução necessária de saltar do fato empírico ou descritivo à ciência geográfica, e desta à transformação do meio que vivemos (objetiva).
Nunca é demais reler o "ABC". Muitos geógrafos experientes deveriam revisitar os fundamentos geográficos aliados ao materislismo e à dialética, postulados imprescindíveis e tão abandonados em tempos de vigência posmoderna. Aos calouros então, é leitura de bordo obrigatória, livro de cabeçeira. Fica o convite. Não se arrependerão. E boa leitura!
Por uma geografia ativa e revolucionária!
Lutar para Estudar! Estudar para Lutar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário