.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia do Geógrafo reune cerca de 80 em Brasília para analisar Urbanismo e Megaeventos


 
No  dia 29 de Maio,  o Coletivo Território Livre-CTL, com apoio do departamento de geografia da UNB, organizou um evento em comemoração ao dia do geógrafo. O debate teve como tema Urbanismo e Megaeventos e contou com a intensa participação de estudantes de Geografia e de outros cursos como Arquitetura, Direito, Pedagogia, Ciências Políticas, Sociologia e História.

Os debatedores - Prof. Aldo Paviani (UNB), Francinaldo (MTST) e Marcello (estudante-UNB) - apresentaram uma análise sobre os pontos positivos e negativos relacionados aos megaeventos e criticaram, principalmente, o fato de que a lógica dos megaeventos promove  a concentração de investimentos em lugares da cidade já contemplados com equipamentos e serviços urbanos. Tal ação reforça as desigualdades Urbanas e empurra moradores de baixa renda para regiões mais distantes e precárias da cidade.

O Evento contou com a participação de mais de 80 pessoas e faz parte de uma iniciativa dos estudantes do CTL de aproximar a Geografia da UNB dos Movimentos Sociais Urbanos. Ao final os participantes puderam se envolver em um intenso e produtivo debate sobre a problemática dos megaeventos para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário