.

domingo, 25 de março de 2012

Solidariedade ao estudante de Geografia Enver Cabral

Cartaz em apoio à Enver convocando para um ato na UFPB
O ano de 2012 tem início com manifestações contra o aumento abusivo de preços de passagens do transporte coletivo por todo o Brasil. Os aumentos não se justificam, pois não condizem com o salário mínimo ou com algum aumento inflacionário. Além disso, as condições precárias dos ônibus, que atentam contra a vida dos trabalhadores e estudantes, demonstram o valor que os empresários dão ao transporte coletivo.

Diante disso, trabalhadores e estudantes se levantam em protesto e ganham apoio da população em geral. As cidades, onde se realizaram os protestos contra os aumentos indiscriminados foram: Teresina (PI), Vitória (ES) Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB). Em todas estas cidades, as manifestações foram radicalizadas e combativas, com fechamento de ruas e barricadas. Em reação aos levantes populares, os mafiosos dos transportes e os governos contaram sempre com a ação truculenta da polícia. 

Em João Pessoa, em especial, durante protestos contra os aumentos de passagens nas primeiras semanas de 2011, o estudante universitário do curso de Geografia, Enver Cabral, foi preso. Sob a acusação de ter implantado um artefato explosivo dentro de um ônibus, a Associação dos Empresários de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP) moveu uma ação contra o estudante, que será julgado nesta terça-feira (27/03/2012) e poderá ficar preso por até seis anos. Esta é uma forma que os empresários encontraram de tentar calar a voz do povo que se rebela contra as injustiças sociais.

Dessa forma, o Coletivo Território Livre (coletivo de estudantes de Geografia da UnB) apoia o colega de curso e companheiro de luta, Enver José Lopes Cabral, que juntamente com outros estudantes e trabalhadores, partiram para o enfrentamento direto e ousaram lutar pelo direito à cidade e pela construção de um espaço urbano livre de injustiças e democrático. A “justiça” burguesa não barrará a rebelião popular que luta por acessibilidade e por um transporte efetivamente público e de qualidade.

ABAIXO A CRIMINALIZAÇÃO E REPRESSÃO AO MOVIMENTO POPULAR!
TODA SOLIDARIEDADE AO ESTUDANTE ENVER CABRAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário