.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Por um CAGEA Democrático e de Luta Combativa! VOTE NO TERRITÓRIO LIVRE - CHAPA 2!


Uma coisa que nós estudantes de Geografia da UnB avançamos neste 1º semestre de 2011 é na compreensão da luta como necessidade para conquistar nossos direitos (direito a um espaço para estudar e se organizar). Foi a partir da destruição quase total de nosso Departamento e do CAGEA, que estudantes, professores e servidores se mobilizaram para reverter a situação. Foi feita uma manifestação, assembléias e a ocupação do CAGEA. Porém, neste processo vimos alguns estudantes (e o Departamento) tentando desacreditar a força de luta e a ocupação, tentando levar nossa reivindicação para a “confiança na burocracia/Reitoria”. A defesa da luta estudantil é um ponto importante que nos diferencia da outra chapa.

Há alguns anos que membros do Coletivo Território Livre defendiam uma gestão para o CAGEA, e para isso organizamos diversas Assembléias Gerais e reuniões. Porém, não queremos para o CAGEA, uma gestão presidencialista e burocrática, pois seria cair em um erro oposto ao que estávamos criticando. Defendemos que as Assembléias Gerais sejam instâncias regulares e fundamentais para aproximar a direção do CAGEA com a base dos estudantes.

Para nós da Chapa TERRITÓRIO LIVRE, um Centro Acadêmico não é um fim em si mesmo (que apenas servirá para reunir um grupo específico de amigos). O CAGEA deve servir para organizar todos os estudantes com o intuito de avançarmos nossa mobilização, união e consciência dos processos sócio-espaciais que nos cercam (Mobilidade Urbana, Movimento Estudantil, Reforma Curricular, Lutas populares pela terra, etc.). É compromissados com um CAGEA e uma ciência geográfica crítica, voltada para as demandas populares, que nós formamos a Chapa TERRITÓRIO LIVRE!

Esse 2° semestre inicia-se com uma pauta importante: o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). No Brasil todo e na última prova que a Geografia-UnB participou, foi organizado o BOICOTE AO ENADE, pois este modelo de prova faz um ranking das universidades e cursos, com o fim de investir naquelas que já estão boas (tiram boas notas) e punir aquelas ruins, ou seja, uma lógica absurda para quem busca uma educação de qualidade. Nós da Chapa TERRITÓRIO LIVRE convocamos os estudantes de Geografia para a campanha de boicote ao ENADE e para lutar pela qualidade da Educação!


Nos dias 28 e 29 de Setembro: 
Apóie e Vote na Chapa TERRITÓRIO LIVRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário